sábado, 30 de março de 2013

Angiospermas


As angiospermas (angio = urna; esperma = semente), grupo mais recente na história evolutiva dos vegetais, apresentam duas características exclusivas bem evidentes: as flores e os frutos, que mostram uma incrível diversidade nas suas cerca de 250 mil espécies atuais conhecidas. Nas angiospermas, a existência de flores e de frutos tem um destaque muito especial entre as plantas. Essas estruturas desempenham papel central nas muitas relações que se estabelecem com os animais e na consolidação dos principais ecossistemas terrestre.


Nas angiospermas, as flores são formadas por folhas modificadas, que dão origem a estruturas especiais: os estames e os carpelos. Nos estames, por meioses, são produzidos os grãos de pólen. As folhas modificadas em carpelos envolvem complemente os óvulos e se unem, constituindo o ovário da flor.


                                   Reprodução


Flores: As flores, que são os órgãos reprodutivos das angiospermas, são o aspecto mais marcante para as distinguir de outras plantas que produzem sementes. As flores auxiliam as angiospermas a alcançar uma grande adaptabilidade e a ampliar os ecossistemas abertos para elas. Isso tem permitido às angiospermas a maior dominância em ecossistemas terrestres.

Partes masculinas reduzidas, três células

O gametófito masculino das angiospermas é significantemente reduzido em tamanho, comparado as gimnospermas. O grão de pólen menor diminui o tempo de polinização até alcançar a planta fêmea para a fertilização. Nas gimnospermas, a fertilização pode ocorrer em até um ano após a polinização, enquanto nas angiospermas, a fertilização começa logo após a polinização. O tempo curto leva as plantas angiospermas produzir sementes mais rápido e mais cedo do que as gimnospermas, o que pode considerar-se uma vantagem evolucionária.

Os carpelos fechados em angiospermas também permitem adaptações a polinizações especializadas. Isso ajuda a prevenir a autofertilização, promovendo a diversidade. Assim que o ovário é fertilizado, o carpelo e alguns outros tecidos se desenvolvem e formam o fruto, que serve para atrair animais que podem dispersar a semente.

A Endosperma, na sua formação em geral começa após a fertilização e antes da primeira divisão do zigoto. O endosperma é um tecido altamente nutritivo que pode fornecer alimento ao embrião que está se desenvolvendo, cotilédones e, algumas vezes, à plântula.
Essas características juntas fazem das angiospermas as mais diversas e numerosas plantas terrestres e o grupo mais comercialmente importante para os humanos.



Fonte: pt.wikipedia.org




0 comentários:

Postar um comentário