quarta-feira, 27 de março de 2013

Reino Animalia


Os animais (ou metazoários) são organismos eucariontes, pluricelulares, heterótrofos, que usualmente se desenvolvem a partir de uma massa multicelular denominada blástula. Esta, por sua vez, é originada a partir de um zigoto diploide, resultante da fertilização de um óvulo por um espermatozoide.

Nos animais adultos, a multicelularidade resulta em grande número de tipos celulares distintos. Essas células com diferentes formas e funções agrupam-se formando variados tipos de tecidos, e estes, por sua vez reúnem-se formando os órgãos. A adesão e a comunicação entre as células, garantidas pela existência de diferenciações da membrana plasmática (como os desmossomos, por exemplo), também são características marcantes nos organismos animais.



Os animais distribuem-se pelos mais variados ambientes: no mar ou na água doce, em águas rasas ou profundas; em terra firme, seja em ambientes úmidos ou extremamente secos; e até mesmo no aéreo.
Adotam muitos e variados estilos de vida, participando dos ecossistemas como consumidores de diversos tipos (herbívoros, carnívoros, parasitas, saprófagos etc.). São de tamanhos muito variados, desde as microscópicas larvas que constituem o zooplâncton até as gigantescas baleias que dele se alimentam.

Os taxonomistas reconhecem a existência de 30 a 40 filos no Reino Animal. Alguns dos animais agrupados nesses filos são bem conhecidos pela maioria das pessoas, enquanto outros não fazem parte do nosso dia a dia. Popularmente os animais são  divididos em dois grandes grupos os “invertebrados” (animais que não apresentam uma coluna vertebral) e os “vertebrados” (animais que, tal como nós, apresentam um esqueleto cujo eixo principal é formado por uma coluna constituída por vértebras ósseas ou cartilaginosas). Essa divisão não corresponde a uma classificação baseada em critérios efetivamente científicos, mas, ainda assim, a separação entre “vertebrados” e “invertebrados” pode facilitar o estudo dos animais e, em determinadas circunstâncias lançaremos mão dela.

0 comentários:

Postar um comentário