domingo, 24 de março de 2013

A Grande Nuvem de Magalhães está a 136.000 anos-luz do planeta. A medição foi realizada pela primeira vez com precisão elevada e pode contribuir para estimar a idade e o tamanho do universo. Astrônomos do Observatório La Silla, no Chile, conseguiram medir de forma precisa a distância da Via Láctea até a galáxia mais próxima, a Grande Nuvem de Magalhães: 136.000 anos-luz.  Com imprecisão de apenas 2,2%, o resultado deve contribuir com futuros cálculos da idade e tamanho do universo. O trabalho foi publicado nesta quinta-feira, na revista Nature.



“Estou muito emocionado. Os astrônomos estão tentando há cem anos medir com precisão a distância para a Grande Nuvem de Magalhães, e se comprovou que isto é extremamente difícil”, disse Wolfgang Gieren, um dos pesquisadores da equipe. Medições — Para calcular a distância com precisão, os pesquisadores observaram um par de estrelas raras, denominadas binárias eclipsantes. Essas estrelas orbitam ao redor uma da outra, de forma que, a cada volta, uma oculta a outra, o que reduz seu brilho para quem as observa da terra. Medindo essas mudanças de intensidade de brilho e a velocidade orbital dessas estrelas, foi possível calcular sua distância em relação à Terra.

Esse método já havia sido utilizado antes para estimar a distância em relação à galáxia vizinha, mas as medições foram realizadas com outros tipos de estrelas, que não forneciam um resultado preciso. A equipe de pesquisadores observou oito pares de estrelas durante oito anos. Tamanho do universo — A medição da distância em relação à Grande Nuvem de Magalhães pode ser utilizada para aumentar a precisão dos cálculos de expansão do Universo, feitos com base na Lei de Hubble. Desenvolvida por Edwin P. Hubble, astrônomo americano que chocou o mundo no século 20 ao propor que o universo está em constante expansão desde seu surgimento, essa lei é importante para estimar a idade e o tamanho no universo.

E um dos maiores impedimentos para um cálculo mais preciso da Lei de Hubble era a distância da Via Láctea até sua galáxia vizinha. Isso ocorre porque, para determinar o tamanho do universo, os astrônomos medem primeiro a distância em relação a objetos próximos e usam esses valores para estimar as distâncias maiores. O Observatório La Silla fica instalado a 2.400 metros de altitude no deserto do Atacama, 1.400 quilômetros ao norte de Santiago, e conta com 18 telescópios. Ele é operado pelo Observatório Europeu do Sul (European Southern Observatory), principal organização astronômica intergovernamental da Europa.

Fonte: veja.abril.com.br

0 comentários:

Postar um comentário