terça-feira, 26 de março de 2013

Resfriado e gripe são estágios diferentes da mesma doença?

Não. Ainda que resfriado e gripe sejam viroses muito semelhantes, elas são doenças provocadas por vírus de tipos distintos e cada um deles tem um desenvolvimento clínico próprio, ou seja, uma – a gripe – não é a complicação da outra – o resfriado.


                                       Resfriado


O resfriado é  uma infecção relativamente simples, que se caracteriza pela inflamação da mucosa do trato respiratório superior. Uma pessoa resfriada geralmente apresenta irritação da garganta, coriza (secreção nasal) e, eventualmente, febre baixa. O resfriado é causado por diversos vírus, que pertencem a cinco famílias diferentes ( os mais comuns são os adenovírus e os rinovírus).

Aparentemente, a forma mais comum de transmissão desses vírus é o contágio direto por meio das mãos ou de objetos contaminados por elas. Outra forma de contaminação acontece pelo ar. Ao respirar, uma pessoa resfriada espalha  no ar milhares de gotículas de saliva e muco contendo os vírus da doença. Se uma pessoa sadia respira esse as contaminado, alguns desses vírus podem entrar em contato com sua mucosa respiratória e a pessoa desenvolve a doença.

Em geral, o resfriado é uma infecção branda que dura poucos dias. No entanto, há casos em que ocorrem infecções bacterianas simultâneas ao resfriado ou logo após ele. Essas infecções são chamadas oportunistas, pois são facilitadas devido à inflamação da mucosa respiratório provocada pelo resfriamento. Entre elas são comuns a sinusite ( nos seios nasais – cavidades dos ossos frontais ), a laringite ( na laringe ), a otite ( na orelha ) e até a pneumonia ( nos pulmões ).

Tabela Gripe X Resfriado


                                                         Gripe

A gripe é uma infecção respiratória causada por vírus do tipo influenzae. Existem basicamente duas linhagens distintas do vírus da gripe, a A e a B, que são responsáveis pelas chamadas pandemias – epidemias de gripe que se espalham periodicamente por todo o planeta.

Uma terceira linhagem, o vírus influenzae do tipo C, causa uma infecção respiratória muito leve, semelhante ao resfriado, e não provoca epidemias. A “gripe suína”, que começou a se manifestar em 2009, é causada por uma gripe, denominada pelos especialistas de influenza do tipo A  (H1N1), surgida a partir de mutações ocorridas em vírus que provocam a gripe em humanos, aves e porcos.

O vírus influenzae se dissemina principalmente pelo ar, por meio de gotículas em suspensão lançadas pela tosse ou espirro de alguém gripado. Além dessa forma, também existe a possibilidade de contaminação pelas mãos, depois de tocar, por exemplo, as mãos de alguém que esteja gripado ou um objeto que tenha sido infectado.

O período de incubação do vírus – tempo entre o contágio e o início dos sistemas da doença –  é em geralmente de 1 a 2 dias. Depois disso, as manifestações respiratórias que se seguem são mais intensas do que as do resfriado: dores de garganta, obstrução nasal e tosse, acompanhadas de mal-estar generalizado, com dores musculares, dor de cabeça intensa e febre alta. Mais infecções bacterianas oportunistas, como sinusite, otite, faringite, bronquite e pneumonia.


0 comentários:

Postar um comentário