terça-feira, 9 de abril de 2013

Dinossauros eram bons nadadores, diz estudo


Pesquisadores analisaram marcas de "pontas dos dedos" de dinossauros no leito de um rio na China, indicando que eles eram capazes de mover as pernas coordenadamente para nadar

Diversas pesquisas vêm mudando o que se sabe sobre os dinossauros. Estudos recentes mostraram, por exemplo, que alguns deles eram cobertos de penas e que sua extinção pode ter sido causada por um cometa, não um asteroide, como se costumava acreditar.


A mais recente contribuição para mudar a imagem dos dinossauros é a descoberta de que eles eram bons nadadores. Uma equipe internacional de pesquisadores encontrou marcas de garras no leito de um rio na província de Sichuan, na China, que era conhecido por fazer parte do percurso de diversos dinossauros. O estudo foi publicado nesta segunda-feira, no periódico Chinese Science Bulletin.

"O que nós temos são marcas de arranhões feitas pelas pontas dos pés de dinossauros bípedes. As marcas de garras mostram que o dinossauro estava nadando pelo rio e apenas as pontas de seus dedos tocavam o chão", explica Scott Persons, integrante do grupo de pesquisadores.

De acordo com ele, as marcas de garras, que se estendem por 15 metros no leito do rio, indicam que o animal era capaz de realizar movimentos coordenados com as pernas para nadar – ou seja, ele nadaria "remando" com as pernas, de modo semelhante ao nado "cachorrinho" conhecido atualmente.

Os nadadores – O pesquisador acredita que as marcas tenham sido deixadas por um dinossauro terópodo, como o tiranossauro. Os terópodos eram predadores carnívoros bípedes, com membros dianteiros muito menores do que os traseiros, e geralmente tinham garras e dentes afiados.

No leito do mesmo rio foram encontradas pegadas completas de outros dinossauros terópodos e também de saurópodes, grandes dinossauros herbívoros quadrúpedes. Evidências indicam que o rio passava por ciclos de secas e cheias há cerca de 100 milhões de anos.

Fonte: veja.abril.com.br

0 comentários:

Postar um comentário