terça-feira, 25 de junho de 2013

Montando um Formigueiro

Inicio esse artigo lembrando que para fazer uma comunidade de formigas é necessário capturar a rainha, mas além disso também é necessário que ela esteja fecundada para que sua tentativa de resultado. Não tente juntar formigas de formigueiros deferentes pois provavelmente irão brigar, só a rainha é o que realmente se precisa pois dela é que virão todas as operárias, soldados outras futuras rainhas e os machos.

Para capturar uma rainha é necessário que você espere uma revoada ( que é quando futuras rainhas e machos, "que são as formigas aladas" saem do formigueiro para cruzar ), depois disso pegue a formiga fêmea e para identificar-lá é só observar o tamanho do animal que se caracteriza por ser maior que os machos. Pegue as que já perderam as assas pois essa provavelmente já esteja fértil, mas é possível que mesmo sem as assas não tenha copulado. Coloque essa formiga em um pote e o feche, deixando-a de início em local com pouca luminosidade para que ela possa considerar-lo seguro. No meu caso eu a deixei em um pote de 3cm por 4cm.

Provavelmente em uma ou duas semanas ela vai iniciar a postura dos ovos, sendo que eles só venham a eclodir em + ou - um mês. Recomento que coloque um bolinho de algodão umedecido e alimente, não esquecendo de troca-lo para que não de mofo.

                           Montando seu formigueiro 

O aquário que usei tem as seguinte dimensões: 20 cm por 13 cm, 12 cm por 13 cm. A imagem abaixo mostram como ficou o meu formigueiro.



Para a montagem dos tuneis utilizei cimento brando, aquele usado para rejuntar azulejo, é um processo demorado pois tem que ser feito com paciência, parte por parte. Eu precisei de um mês para poder termina-lo, pois tinha que conciliar meu tempo. Na confecção dos tuneis recomendo que sempre deixe-os em contado com o vidro para que você possa observa-los, não esquecendo de sempre conectar um com o outro para que este túnel não seja inutilizados pelas formigas.

O que acabou me deixando preocupado foi como iria transferir as formigas do pote para o formigueiro artificial, mas para minha surpresa elas mesmas decidiram e foram. Deixe explicar melhor, eu acabei viajando e fiquei 3 dias fora já havia 8 operárias, e quando eu retornei de viajem não encontrei mais elas, depois de procurar muito notei que elas já estavam lá no formigueiro como a imagem acima mostra.
Então para você transferir recomendo que espere ter operarias suficientes para levar todos os ovos, acima de 7 creio que já seja possível, coloque o pote em cima do formigueiro e deixe uma parte da tampa aberta para que elas possam explorar o ambiente e avaliar se o formigueiro é seguro.

Depois da transferência não coloque alimento em contato com o formigueiro pra evitar que a umidade seja absorvida e traga fungos. Deixe uma tampa com o alimento e outra com água para que elas possam se nutrir, lembrando que não vede o aquário deixe um espaço para que elas possam sair. 

A espécie que crio é a 'Camponotus Festinatus' por ser uma formiga não muito agressiva e de fácil cuidado.

Qualquer dúvida deixe a sua pergunta abaixo que estarei resolvendo.


Criado por Alberkley Moura

7 comentários:

  1. Olá...gostei muito de sua pequena comunidade, gostaria de saber mais como é a alimentação delas???
    Obrig.
    Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara, para alimentar você sempre deve está variando, coloque em uma tampinha pedaços de fruta, biscoito, pão, carne etc. Não esquecendo de trocar o alimento todos os dias, para que não aparecer moscas e fungos. E não esqueça também de colocar em outra tampinha um pouco de água para hidratá-las.

      Excluir
  2. Quero fazer para a minha filha e gostaria que disponibilizasse as fotos, será possível? Grato,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, havia ocorrido um problema com as imagens, mas já foi resolvido.

      Excluir
  3. Olá! Sou professora e gostaria de montar um aquário formigueiro na escola. Vc poderia me informar como conseguir mais informações (lista de materiais, como mantê-lo nas férias, etc)? Obrigada.
    Gabriela - britogabi@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Os materiais que usei só foram o aquário e massa de rejunte, o trabalho mesmo foi montar os túneis, e para manter é sempre deixar o alimento em cima na parte de dentro do aquário. Não deixando frestas para evitar que elas abandonem aquele formigueiro em busca de outro maior, posso dizer isso por experiência própria rsrs.

    ResponderExcluir
  5. Como voce fez o molde no gesso para os tuneis?

    ResponderExcluir