FLORESTAS TROPICAIS SÃO CAPAZES DE RESISTIR AO AQUECIMENTO GLOBAL

Uma nova pesquisa publicada neste domingo mostra que as florestas tropicais correm menos risco de perder sua cobertura vegetal como consequência do aquecimento global do que as previsões mais alarmistas mostravam.

NASA PLANEJA CAPTURAR ASTEROIDE E COLOCÁ-LO EM ÓRBITA DA LUA

A Nasa anunciou nesta quarta-feira o projeto de capturar um pequeno asteroide, colocá-lo em órbita da Lua e explorá-lo cientificamente.

CIENTISTAS DIZEM QUE UM COMETA, NÃO UM ASTEROIDE, CAUSOU A EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS

Dupla de pesquisadores afirma que o corpo celeste que atingiu o planeta era menor e mais rápido que um asteróide

NO PASSADO, AQUECIMENTO GLOBAL AUMENTOU A BIODIVERSIDADE

Em grandes escalas de tempo, aumento da temperatura favorece mais o surgimento que a extinção de espécies, segundo cientistas britânicos.

VULCÕES EXTINGUIRAM METADE DAS ESPÉCIES DA TERRA HÁ 200 MILHÕES DE ANOS

Utilizando um novo processo de datação de rochas, pesquisadores americanos relacionaram com precisão um intenso período de erupção vulcânica à extinção de cerca de metade das espécies existentes...

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Você sabe que horas são? As moscas sabem

Moscas de fruta usam o tempo para escolher o que é melhor comer em cada momento.


Apesar de irritantes, as moscas-das-frutas podem ser mais espertas do que você pensa. Segundo uma pesquisa publicada na revista Cell Press, elas sabem determinar até qual é a hora do dia. Além disso, esses insetos aprendem a conectar diferentes aromas, dependendo da hora, com a recompensa de açúcar.
De acordo com os pesquisadores, os resultados mostram que, mesmos sendo pequenos, os insetos possuem surpreendentes habilidades mentais. "Se até mesmo a mosca-das-frutas, com o seu cérebro diminuto, tem a noção de tempo, a maioria dos animais também pode tê-la", disse um dos autores do estudo, o neurocientista Martin Heisenberg, do Centro Rudolf Virchow, na Alemanha.

Os pesquisadores treinaram moscas-das-frutas famintas para associar dois odores químicos diferentes com açúcar, na parte da manhã ou da tarde, em dois dias consecutivos. No terceiro dia, testaram a preferência dos insetos por um perfume ou a outro.

Os resultados não deixaram dúvidas: elas aprenderam a escolher o perfume preferido ao longo do dia. Moscas testadas na manhã preferiram o odor na parte da manhã, enquanto moscas testadas no período da tarde preferiram o desse período. A capacidade de contar o tempo manteve-se nos dois eventos, separados por um período de pelo menos quatro horas.

Os cientistas descobriram que a capacidade de manutenção do tempo dos insetos manteve-se tanto na escuridão constante quanto em um ciclo claro-escuro regular. Portanto, a conclusão é que as moscas-das-frutas podem usar o tempo como uma pista adicional para descobrir o que é bom para comer. É claro que elas não vão calcular a hora exata de acordo com os padrões humanos. Mas ao menos é certo que sabem se é dia, tarde ou noite.

fonte: veja.abril.com.br

sábado, 9 de maio de 2015

Cientistas chineses descobrem fósseis de pássaros de 130 milhões de anos

Encontrada na China, nova espécie teria o tamanho de um pardal e é o mais antigo parente das aves que conhecemos hoje.


Dois fósseis de 130 milhões de anos, encontrados na China, provam que as aves modernas apareceram mais cedo do que os cientistas tinham previsto. A nova espécie foi chamada de Archaeornithura meemannae e é a primeira representante da família Ornithurae, grupo que deu origem aos pássaros modernos. O estudo foi publicado na revista Nature.
Os fósseis foram encontradas por um grupo de cientistas durante uma expedição à província de Liaoning, no nordeste da China. Graças ao bom estado de conservação (contavam até com a plumagem), os pesquisadores conseguiram usar o material para concluir que as aves modernas apareceram há 130 milhões de anos, e não há 125 milhões, como se pensava até então.

O fóssil de pássaro mais antigo já encontrado, de 150 milhões de anos, é o da ave Archaeopteryx, uma evolução dos dinossauros do fim do período Jurássico. Após 25 milhões de anos, os pássaros foram divididos em duas espécies: os Enantiornithes e os Ornithurae -- o primeiro grupo foi extinto e o segundo deu origem às aves que conhecemos hoje. Os dois fósseis achados agora fazem parte da segunda família, provando que as aves modernas surgiram há pelo menos 130 milhões de anos.
A espécie A. meemannage tinha quase 15 centímetros de altura, hábitos aquáticos (caçava em áreas rasas), voava rapidamente e contava com pernas longas e penas nas asas, no rabo e até nos pés, o que sugere que pássaros com quatro asas podem ter existido. Os fósseis, inclusive, devem ajudar os cientistas na investigação sobre quando e como as aves começaram a voar.

fonte: veja.abril.com.br