quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Formiga-correição

A formiga-correição (Eciton burchelli) que pode chegar a 2 cm, vive em colônias enormes, de centenas de milhares de formigas, vivendo nas florestas da América do Sul e América Central. No centro da colônia fica a rainha, que põe a totalidade dos ovos. O nome "correição"significa o ato de corrigir, fiscalizas. Comum no Brasil, a formiga-correição também é chamada de guerreira, saca-saia e tanoca.



As operárias e soldados trabalham em equipe para alimentar e proteger a rainha e seus filhotes. A operária captura e traz presas, e ainda cuida dos filhotes. A tarefa dos soldados é defender a colônia.
As formigas-correição não se fixam no mesmo lugar por mais de três semanas. Passado esse tempo, elas partem em busca de outro local para se instalar. Os pesquisadores acreditam que elas fazem essas migrações para procurar novas fontes de alimento.



As formigas marcham em coluna, com algumas operárias servindo de batedores. Estas escolhem a direção e deixam uma trilha de cheiro para as outras seguirem. Os soldados caminham ao lado da coluna, com o dobro do tamanho das operárias, possuem grandes mandíbulas e um ferrão mortífero. Atacam qualquer minibicho que se aproxime, fazendo-o em pedaços.
Ao anoitecer, as formigas param para descansar. Mas logo ao escurecer começam a construção do formigueiro, que não é feito de gravetos e sim de corpos de formigas. Primeiro, algumas operárias escolhem um local protegido, por exemplo. Prendem-se ao tronco com suas garras, e então mais e mais operárias se juntam a elas, encadeando seus corpos como correntes feitas de clipes para papel. As correntes se unem e formam uma enorme bola de 1 m de diâmetro, composta de 150.000 a 700.000 formigas. À meia-noite o formigueiro está pronto, com a rainha lá dentro da bola.




Depois de duas ou três semanas em marcha, as formigas param e montam uma nova base, chamada bivaque. O formigueiro é constituído da mesma maneira que os anteriores. Pela manhã, aquecidas pelo sol, as operárias acordam e, aos milhares, saem para caçar. Espalham-se em leque, o grupo forma uma frente de 15 m. As formigas atacam qualquer animalzinho que apareça em seu caminho, matando-o suas fortes mandíbulas. As formigas se afastam uns 100 m do formigueiro para buscar alimento. Oito vezes ao ano, a rainha deposita de 100.000 a 300.000 ovos. Dentre todos os filhotes que nascem, apenas um se tornará uma nova rainha, com sua própria colônia.

fonte: revista Mini Monstros

0 comentários:

Postar um comentário