- Nome Científico: Loxoceles sp
- Nome Inglês: Brazilian Brown Spider
- Reino: Animalia
- Filo: Arthropoda
- Classe: Arachnida
- Ordem: Araneae
- Família: Sicariidae
- Área de Ocorrência: Aranhas do gênero Loxosceles são encontradas na África, Europa, Austrália, Ásia, América do Norte, Central. Na América do Sul existem mais de 30 espécies, sendo que 8 ocorrem no Brasil.
- Hábito Alimentar: Pequenos artrópodes. À noite é o período que está mais ativa.
- Dimensões: 3 cm.
- Reprodução Animal: A fêmea produz até 15 ootecas, que contém de 22 a 138 ovos.
- Curiosidades: Animal extremamente peçonhento, pertencendo a um dos 3 gêneros de aranhas do Brasil que tem interesse médico.
Por sorte é normalmente encontrada em cavernas ou lugares menos comuns de contato com o ser humano. Mas devido à degradação de seu habitat está cada vez mais comum encontrá-las dentro de casas.
Costuma ficar em seu ambiente natural sob casca de árvores e folhas secas, dentro das casas ficam atrás de móveis, porões, garagens e roupas. O acidente se dá quando a aranha é espremida contra o corpo.Sintomas:A picada é quase indolor, aproximadamente 6 horas após o acidente começam os sintomas que incluem uma vermelhidão, podendo evoluir para um edema, que pode confundir o acidentado como se fosse uma reação alérgica.
Entre 24 e 36 horas a lesão evolui para uma esquimose mesclada com partes pálidas. Após esse período a região afetada fica bastante dolorida (sensação de queimadura). Após alguns dias, no local forma-se uma crosta necrosante seca e dura, entre 2 e 3 semanas essa crosta se solta deixando uma úlcera. Dependendo do tamanho da extensão da ferida pode demorar meses para cicatrização, em alguns casos o paciente tem que se submeter á cirurgia reparadora.
Em casos mais graves, o quadro clínico pode evoluir para um insuficiência renal aguda. O soro usado contra o veneno de loxoceles, é o antiaracnídico, que é feito através da mistura dos venenos das seguintes espécies: Tytys serrulatus (escorpião) Loxoceles gaucho (aranha-marrom) e Phoneutria nigriventer (aranha-armadeira).
0 comentários:
Postar um comentário