quarta-feira, 12 de junho de 2013

Questões de Parasitologia


  • Pergunta: Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.
1. O parasitismo é uma associação em que uma das espécies vive sobre a outra ou no seu interior, alimentando-se dela. Analise as proposições a seguir, com relação à algumas características deste tipo de associação.
( ) O piolho, que vive e se reproduz no cabelo humano é um bom exemplo de ectoparasita.
( ) Tênia(Solitária) é um parasita heteroxeno em contraposição a Ascaris (lombriga), que é um parasita monoxeno, cujo ciclo evolutivo é inteiramente realizado em um só hospedeiro.
( ) Quando um parasita é característico de uma certa região, mantendo-se em equilíbrio durante longos períodos de tempo, fala-se em endemia.
( ) Esquistossomose, doença de Chagas e malária são três doenças parasitárias de grande repercussão no Brasil.
( ) Um caso de parasitismo muito conhecido caracteriza certos peixes, chamados rêmoras, que grudam-se através de ventosas à superfície ventral de tubarões.

resposta:V V V V F




  • Pergunta: A derrubada das matas no Espírito Santo produziu novas doenças, como o câncer de pele, alterou outras, como leishmaniose, e expandiu algumas, como a esquistossomose [...], sem contar com a permanente ameaça de a malária voltar a qualquer instante [...]. Até 1980 apenas 60 casos de leishmaniose haviam sido notificados, limitados aos municípios de Viana, Cariacica e Afonso Cláudio. Dez anos depois, já na década de 90, registraram-se 890 novos casos e ampliou-se seu raio de ação. A doença está hoje em 54 municípios, com maior presença no norte do Estado. [...]. O crime se revela ainda maior quando se sabe que num só hectare de mata atlântica encontravam-se até 270 espécies de árvores, acompanhadas por diversas outras espécies principalmente epífitas [...], parasitas e saprófitas [...] e de animais invertebrados. Certos beija-flores, sanhaços, marsupiais (como o gambá e a cuíc

    a), preguiças, sagüis, pererecas, patiobas (jararacas-verdes) e inúmeros outros estavam limitados à mata atlântica. (...) "
    A Gazeta", 8 de agosto de 1999.

    2. Em relação à Leishmaniose, é CORRETO afirmar:


    a) Os municípios que apresentam maior número de casos de doença são aqueles em que ocorre alto consumo de águas superficiais, sem tratamento ou deficientemente tratadas.

    b) O fim das matas e de sua fauna levou a leishmaniose a adaptar-se ao ciclo domiciliar.

    c) O quadro atual da doença, instalado no Estado, pode ser revertido com a recuperação das matas ciliares e das capoeiras, com a diminuição da insolação e com medidas de saneamento básico.

    d) As condições climáticas e geográficas da região litorânea favorecem a disseminação da doença.

    e) A eliminação de cães portadores da

    resposta:B

  • Pergunta: Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da Saúde no Município. A situação era mais grave com relação a três doenças: Doença de Chagas, Esquistossomose e Ascaridíase (lombrig

    a). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas:

    Proposta 1: Promover uma campanha de vacinação.
    Proposta 2: Promover uma campanha de educação da população com relação a noções básicas de higiene, incluindo fervura de água.
    Proposta 3: Construir rede de saneamento básico.
    Proposta 4: Melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.
    Proposta 5: Realizar campanha de esclarecimento sobre os perigos de banhos nas lagoas.
    Proposta 6: Aconselhar o uso controlado de inseticidas.
    Proposta 7: Drenar e aterrar as lagoas do município.

    3. Em relação à Esquistossomose, a situação é complexa, pois o ciclo de vida do verme que causa a doença tem vários estágios, incluindo a existência de um hospedeiro intermediário, um caramujo aquático que é contaminado pelas fezes das pessoas doentes. Analisando as medidas propostas, o combate à doença terá sucesso se forem implementadas:


    a) 1 e 6, pois envolvem a eliminação do agente causador da doença e de seu hospedeiro intermediário.

    b) 1 e 4, pois além de eliminarem o agente causador da doença, também previnem o contato do transmissor com as pessoas sãs.

    c) 4 e 6, pois envolvem o extermínio do transmissor da doença.

    d) 1, 4 e 6, pois atingirão todas as fases do ciclo de vida do agente causador da doença, incluindo o seu hospedeiro intermediário.

    e) 3 e 5, pois prevenirão a contaminação do hospedeiro intermediário pelas fezes das pessoas doentes e a contaminação de pessoas sãs por águas contaminadas.

    resposta:E

  • Pergunta: Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da Saúde no Município. A situação era mais grave com relação a três doenças: Doença de Chagas, Esquistossomose e Ascaridíase (lombrig

    a). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas:

    Proposta 1: Promover uma campanha de vacinação.
    Proposta 2: Promover uma campanha de educação da população com relação a noções básicas de higiene, incluindo fervura de água.
    Proposta 3: Construir rede de saneamento básico.
    Proposta 4: Melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.
    Proposta 5: Realizar campanha de esclarecimento sobre os perigos de banhos nas lagoas.
    Proposta 6: Aconselhar o uso controlado de inseticidas.
    Proposta 7: Drenar e aterrar as lagoas do município.
    Para o combate da Ascaridíase, a proposta que trará maior benefício social, se implementada pela Prefeitura, será:


    a) 1
    b) 3
    c) 4
    d) 5
    e) 6

    resposta:C

  • Pergunta: Professor Astrogildo combinou com seus alunos visitar uma região onde ocorria extração de minério a céu aberto, com a intenção de mostrar os efeitos ambientais produzidos por aquela atividade. Durante o trajeto, professor Astrogildo ia propondo desafios a partir das situações do dia-a-dia vivenciadas ao longo do passeio. Algumas das questões propostas por professor Astrogildo estão apresentadas a seguir para que você responda.

    No restaurante, havia diversos tipos de carnes, verduras e legumes. Quando João foi se servir, disse: "Pessoal, cuidado com a carne de porco, para não pegar cisticercose!" O temor de João só teria fundamento se alguém ingerisse



    a) verduras contaminadas com fezes humanas contendo ovos de tênia.

    b) legumes ou verduras contaminados com fezes de porco contendo cisticerco.

    c) carne de porco mal cozida contendo cercárias.

    d) legumes ou carnes mal cozidos contendo oncosferas.

    resposta:A

  • Pergunta: Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.
    As verminoses são um grande problema de saúde, principalmente nas populações de baixa renda que geralmente vivem onde as condições sanitárias são precárias ou inexistentes. Sobre as verminoses, julgue os itens.
    ( ) A "barriga d'água" é causada pelo 'Schistosoma mansoni', cujo hospedeiro intermediário é o caramujo.
    ( ) Os cisticercos da 'Taenia sollium' são transmitidos ao homem pela carne do porco crua ou mal cozida.
    ( ) A lombriga é asquelminte que se aloja principalmente no intestino.
    ( ) A ameba é um nematoda que no homem causa a cólera.


    resposta:V V V F

  • Pergunta: Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.
    Com relação às parasitoses no Brasil, é correto afirmar que:
    01 - A profilaxia para a maioria das doenças parasitárias se restringe ao uso de vacinas.
    02 - Como principais medidas profiláticas contra as verminoses, temos a educação sanitária e o saneamento básico.
    04 - Helmintos são parasitas do tubo digestivo, que causam doenças como giardíase, amebíase e toxoplasmose.
    08 - O tratamento da água e o uso de instalações sanitárias adequadas previnem algumas das doenças parasitárias mais comuns entre as populações carentes.
    16 - Higiene pessoal e boa alimentação são medidas profiláticas individuais.
    32 - Protozoários muitas vezes parasitam o homem causando doenças como malária, doença de Chagas e leishmaniose.
    Soma ( )

    resposta:02 + 08 + 16 + 32 = 58

  • Pergunta: Caros candidatos; Vocês estão convidados a fazer um passeio numa área de Mata Atlântica, onde verão um maravilhoso ecossistema.
    Nesse passeio, vocês estarão em contato com a natureza, verão de perto a diversidade da fauna e da flora, compreenderão como as espécies se inter-relacionam, se reproduzem e como se dão alguns fenômenos biológicos nos seres que vivem ali e até naqueles que visitam esse ambiente.
    Vocês terão a oportunidade de verificar de que maneira o homem pode interferir nesse meio, alterando-o, e quais as conseqüências disso. Também serão convocados a responder a questões básicas no campo da Biologia.
    Para tanto, contarão com a companhia de Ribossomildo, um experiente pesquisador, que lhes servirá de guia. Ele dispõe de material para ilustrar, quando necessário, essa atividade de campo. Fiquem tranqüilos: vocês estão preparados, e o passeio será muito proveitoso, pois Ribossomildo só lhes dará informações cientificamente corretas. Vamos lá?!!
    8. O grupo constata que, na área desmatada, há uma grande quantidade de lixo despejado por moradores das proximidades, o que certamente contribui para aumentar o número de casos de ascaridíase.
    Esse aumento acontece porque



    a) os vermes presentes no lixo podem ser levados pela poeira e contaminar os alimentos.

    b) as larvas do helminto causador dessa doença podem contaminar a água potável e, a partir daí, infectar o homem.

    c) os ovos depositados no lixo originam larvas que penetram na pele de pessoas que andem descalças por essa área.

    d) os ovos do verme podem ser veiculados por insetos que têm como criadouros o próprio lixo.


    resposta:D

  • Pergunta: Considere a tabela a seguir:


    As letras A, B, C e D correspondem, respectivamente, a



    a) febre amarela, mosquito, bactéria, febre tifóide.

    b) febre amarela, pulga, vírus, peste bubônica.

    c) filariose, mosquito, protozoário, febre tifóide.

    d) filariose, mosquito, protozoário, febre amarela.

    e) filariose, piolho, bactéria, febre amarela.

    resposta:D

  • Pergunta: De acordo com o Catálogo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental de 1994 (17ª edição), a percentagem da população do Rio Grande do Norte beneficiada com água encanada era 57,5%; com esgoto sanitário, era 7,4%. Os dados anteriores indicam que essa população corria o risco de contrair doenças como

    a) cisticercose e malária.
    b) salmonelose e calazar.
    c) ancilostomose e cólera.
    d) pediculose e dengue.

    resposta:C

  • Pergunta: Associe os agentes etiológicos abaixo listados com as respectivas doenças: COLUNA I
    1) 'Bordetella pertussis'
    2) 'Candida albicans'
    3) 'Streptococcus'
    4) herpes simples
    5) 'Wuchereria bancrofti'

    COLUNA II
    ( ) herpes genital
    ( ) sapinho
    ( ) filariose
    ( ) coqueluche
    ( ) febre reumática

    A seqüência correta é:

    a) 2, 5, 4, 1 e 3.
    b) 4, 1, 5, 2 e 3.
    c) 4, 5, 1, 3 e 2.
    d) 3, 1, 5, 2 e 4.
    e) 4, 2, 5, 1 e 3.

    resposta:E

  • Pergunta: No Brasil está largamente distribuída a espécie 'Schistosoma mansoni', em especial no Nordeste e no Leste. Este platelminto causa a Esquistossomose, conhecida como "barriga d'água".

    a) Quais os tipos de larvas do ciclo do 'Schistosoma mansoni'?
    b) Qual o destino destas larvas?

    resposta:a) O 'S. mansoni' apresenta durante sua evolução as larvas miracídio e cercária.
    b) A larva MIRACÍDIO é infestante para determinados gêneros de caramujos de água doce onde se multiplica por pedogênese. As larvas resultantes são as CERCÁRIAS que abandonam o caramujo e podem penetrar ativamente pela pele humana.

5 comentários: