A aeronave pousou nesta terça em Saint Louis, Missouri, após
21 horas de vôo
O avião Solar Impulse, primeira aeronave tripulada movida
exclusivamente por energia solar, decolou do Texas (sul dos EUA) nesta
segunda-feira e pousou em Saint Louis, no Missouri (região central), na
terça-feira. O pouso foi feito com o uso de um hangar inflável, montado no
aeroporto de Saint Louis, que havia sido devastado pelos tornados que ocorreram
na região.
Esta foi a terceira das cinco etapas previstas por Bertrand
Piccard e André Borschberg, criadores do avião, para atravessar os Estados
Unidos. A primeira foi realizada no início de maio, com o percurso de São
Francisco, Califórnia, até Phoenix, no Arizona, e a segunda ocorreu no final do
mesmo mês, quando a aeronave pousou no Texas depois de um voo de 18 horas e 21
minutos que saiu de Phoenix.
Depois de deixar Missouri, a aeronave se dirigirá ao
aeroporto Dulles, perto da capital Washington, em meados de junho, e
finalmente, chegará ao aeroporto Kennedy de Nova York em julho.
Mais longo — O piloto Bertrand Piccard levantou voo na
segunda-feira, às 4h06 do horário local (5h06 no horário de Brasília) e pousou
em Saint Louis à 1h28 (2h28 de Brasília) na terça-feira. O voo de 21 horas foi
o mais longo de Piccard no avião solar. A única viagem mais longa do Solar
Impulse teve 26 horas de duração e foi realizada por Andre Borschberg.
Após o pouso, Piccard afirmou que a parada em St. Louis
"é muito importante e simbólica" para os organizadores da travessia,
pois é uma forma de prestar homenagem ao pioneiro da aviação Charles Lindbergh
e seu "Spirit of St. Louis", o primeiro avião que voou de Nova York a
Paris sem escalas.
O projeto – O Solar Impulse permanece exposto entre uma
semana e dez dias em cada parada. Durante esse período, o público pode ver o
avião e fazer perguntas aos pilotos e outros participantes do projeto. O
objetivo é promover a tecnologia da aeronave, que possui 12.000 células
fotovoltaicas para produzir eletricidade suficiente para carregar sua bateria
de lítio de 400 quilos, necessária para alimentar os motores elétricos e a
hélice de 10 cavalos de força, tanto de dia quanto à noite.
Piccard e Borschberg planejam dar a volta ao mundo em 2015
com uma versão melhorada da aeronave.
Fonte: veja.abril.com.br
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