- Nome Científico: Rhea americana
- Nome Inglês: Greater Rhea
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Aves
- Ordem: Struthioniformes
- Família: Rheidae
- Área de Ocorrência: Regiões nordeste, sudeste, central e sul do Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e parte da Argentina.
- Hábito Alimentar: Pequenos vertebrados, folhas, frutos e invertebrados.
- Dimensões: Atinge de 1,27 a 1,40 m e podem pesar até 34 kg.
- Reprodução Animal: Cada fêmea coloca de 10 a 18 ovos, que vão eclodir em até 42 dias. Os machos formam haréns que podem ter de 2 a 6 fêmeas, que colocam seus ovos no mesmo ninho. Cabe ao macho chocá-los. O ninho, uma depressão no solo (feito pelo macho) com capim seco, pode ter até 30 ovos que pesam cada um até 600 gramas.
- Curiosidades: É uma ave típica de campos abertos vivendo em bandos.
Costuma predar até pequenas serpentes e animais daninhos às plantações, o
que não alivia a pressão de caça por parte do ser humano.
O macho difere da fêmea por apresentar, na parte da cabeça, pescoço e peito penas de cor pretas, e são maiores e mais robustos. Na época de reprodução os machos emitem um som forte, parecido com o de um bovino.
Os últimos ovos postos no ninho, não são férteis. A eclosão dos ovos pode acontecer em até 40 dias. O cheiro forte exalado pelos ovos atrai moscas, que serão comidas pelos filhotes. Atingem a maturidade sexual entre 2 e 3 anos.
Alimentam-se até mesmo de pequenas pedrinhas que ajudam na trituração do alimento.
São velozes, podendo alcançar até 60 km/h. Suas asas servem para dar equilíbrio, ajudando a fazer curvas quando estão correndo.
0 comentários:
Postar um comentário